8/10/10

No dia 8 de Outubro de 2010 propusemos à professora a união do grupo composto pelo Tomás, Alexandra e Rita com o grupo composto pelo Mário, Mariana e André. A professora concordou com a união dos grupos, mas este novo passou a ser constituído apenas por 5 dos 6 elementos, a conselho da professora.

Elaborámos um pequeno texto em que justificámos a alteração do tema e do grupo.

11/10/10

Planeamento de actividades a desenvolver em relação ao tema e discussão com a professora do mesmo.

15/10/10

A aula foi na Biblioteca. A Alexandra e a Rita pesquisaram acerca da pobreza em Setúbal e em Portugal. A Mariana, o Mário e o Tomás trataram de criar o slogan do projecto (BECAP – Banco Escolar Contra A Pobreza).

De seguida, na companhia da professora da disciplina, dirigimo-nos ao conselho executivo, no âmbito de sermos autorizados a consultar os dados referentes aos alunos mais carenciados da escola.

18/10/10

A Mariana elaborou um protótipo dos cartazes a distribuir pela escola. A Rita, o Mário e o Tomás fizeram pesquisa sobre pobreza em Setúbal. O Mário e o Tomás actualizaram o diário de bordo.

22/10/10

O Mário esteve ausente no inicio da aula a pedido da direcção da escola. Os restantes fizeram uma lista de material necessário para ser apresentada a direcção para requerimento do mesmo. O resto da aula foi passado a criar exemplares dos cartazes.

25/10/10

Assim que foi possível, adquirimos o material e começámos a fazer os cartazes (corte de cartolinas e design)

29/10/10

Continuámos os cartazes (início da pintura).

05/11/10

Continuámos os cartazes (continuação da pintura).

08/11/10

Continuámos os cartazes (continuação da pintura e início da montagem)

12/11/10

Continuámos os cartazes (continuação da pintura e montagem)

15/11/10

Acabámos os cartazes.

Falámos com a professora acerca do ponto da situação do projecto.

No fim-de-semana a mariana criou panfletos e foi posto no site que estamos disponíveis para dar explicações.

19/11/10

Os cartazes terminados foram afixados nos blocos F, D e A.

O resto da aula foi passada a efectuar e tratar pesquisa.

22/11/10

Pesquisa e tratamento de informação.

26/11/10

Recebemos da Direcção latas para a recolha de fundos para a instituição Abraço. A aula foi passada a recolher donativos pela escola.

27/11/10 e 28/11/10

Banco Alimentar

29/11/10

Elaboração do relatório.

03/12/10

Entrega do relatório.

Elaboração de relatórios de actividades.

Continuação da pesquisa.

06/12/10

Esclarecimento de dúvidas existentes em relação ao projecto.

Elaboração do portefólio.

10/12/10

Elaboração do relatório de final de período.

Conclusão da elaboração do portefólio.

13/12/10

Apresentação e avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do período.

17/12/10

Auto-avaliação.

 

2º Periodo

 

03/01/11

Inicio do trabalho.

Distribuição de tarefas.

07/01/11

Conversa com a professora relativamente ao trabalho a desenvolver.

Tratamento de pesquisa.

10/01/11

Procura de espaços para guardar o material recebido.

Organização dos livros escolares já recebidos para posterior arquivação.

14/01/11

Limpeza e arrumação do espaço a utilizar para arquivação dos livros.

17/01/11

Arquivação dos livros.

Organização do site.

21/01/11

 

Conclusão da arquivação dos livros.

Organização do site.

Conversa com a professora Paula Silva acerca das escolas primárias.

 

28/01/11

 

Entrega dos panfletos a distribuir nas escolas primárias.

04/02/11

Trabalho no site e actualização de diários de bordo

07/02/11

Ida à escola primária do Viso buscar todo o material recebido.

Inicio da arrumação da comida, roupa e brinquedos recebidos.

11/02/11

Arrumação dos brinquedos roupa recebida.

14/02/11

Ida à escola primária do Casal da Figueiras buscar o material recebido.

Continuação da arrumação do material recebido.

18/02/11

Continuação da arrumação dos brinquedos e roupa recebidos.

21/02/11

Conversa com a professora sobre o ponto em que está o trabalho.

Continuação da arrumação da roupa recebida.

25/02/11

Trabalho no site.

Arrumação do material recebido.

26/02/11

Foi colocada informação no site sobre a Cruz Vermelha e esta foi contactada para receber os bens recolhidos até ao momento.

27/02/11

Foi mandado um e-mail para a EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza), de modo a saber informações sobre instituições em Setúbal a necessitarem de roupa para criança.

28/02/11

Preparação do material para entrega à Cruz Vermelha.

Conversa com a professora Sandra Piçarra para entrega de livros a alunos da sua direcção de turma.

2/03/11

A Cruz Vermelha veio à escola buscar os bens que recolhemos.

5/03/11

Foi colocada informação no site sobre: “ Como é que os cidadãos definem a pobreza?”, “Quem corre um maior risco em estar em situação de pobreza?”, como está a pobreza actualmente, como atacar a pobreza…