8/10/10
No dia 8 de Outubro de 2010 propusemos à professora a união do grupo composto pelo Tomás, Alexandra e Rita com o grupo composto pelo Mário, Mariana e André. A professora concordou com a união dos grupos, mas este novo passou a ser constituído apenas por 5 dos 6 elementos, a conselho da professora.
Elaborámos um pequeno texto em que justificámos a alteração do tema e do grupo. 11/10/10 Planeamento de actividades a desenvolver em relação ao tema e discussão com a professora do mesmo. 15/10/10 A aula foi na Biblioteca. A Alexandra e a Rita pesquisaram acerca da pobreza em Setúbal e em Portugal. A Mariana, o Mário e o Tomás trataram de criar o slogan do projecto (BECAP – Banco Escolar Contra A Pobreza). De seguida, na companhia da professora da disciplina, dirigimo-nos ao conselho executivo, no âmbito de sermos autorizados a consultar os dados referentes aos alunos mais carenciados da escola. 18/10/10 A Mariana elaborou um protótipo dos cartazes a distribuir pela escola. A Rita, o Mário e o Tomás fizeram pesquisa sobre pobreza em Setúbal. O Mário e o Tomás actualizaram o diário de bordo. 22/10/10 O Mário esteve ausente no inicio da aula a pedido da direcção da escola. Os restantes fizeram uma lista de material necessário para ser apresentada a direcção para requerimento do mesmo. O resto da aula foi passado a criar exemplares dos cartazes. 25/10/10 Assim que foi possível, adquirimos o material e começámos a fazer os cartazes (corte de cartolinas e design) 29/10/10 Continuámos os cartazes (início da pintura). 05/11/10 Continuámos os cartazes (continuação da pintura). 08/11/10 Continuámos os cartazes (continuação da pintura e início da montagem) 12/11/10 Continuámos os cartazes (continuação da pintura e montagem) 15/11/10 Acabámos os cartazes. Falámos com a professora acerca do ponto da situação do projecto. No fim-de-semana a mariana criou panfletos e foi posto no site que estamos disponíveis para dar explicações. 19/11/10 Os cartazes terminados foram afixados nos blocos F, D e A. O resto da aula foi passada a efectuar e tratar pesquisa. 22/11/10 Pesquisa e tratamento de informação. 26/11/10 Recebemos da Direcção latas para a recolha de fundos para a instituição Abraço. A aula foi passada a recolher donativos pela escola. 27/11/10 e 28/11/10 Banco Alimentar 29/11/10 Elaboração do relatório. 03/12/10 Entrega do relatório. Elaboração de relatórios de actividades. Continuação da pesquisa. 06/12/10 Esclarecimento de dúvidas existentes em relação ao projecto. Elaboração do portefólio. 10/12/10 Elaboração do relatório de final de período. Conclusão da elaboração do portefólio. 13/12/10 Apresentação e avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do período. 17/12/10 Auto-avaliação. 2º Periodo 03/01/11 Inicio do trabalho. Distribuição de tarefas. 07/01/11 Conversa com a professora relativamente ao trabalho a desenvolver. Tratamento de pesquisa. 10/01/11 Procura de espaços para guardar o material recebido. Organização dos livros escolares já recebidos para posterior arquivação. 14/01/11 Limpeza e arrumação do espaço a utilizar para arquivação dos livros. 17/01/11 Arquivação dos livros. Organização do site. 21/01/11 Conclusão da arquivação dos livros. Organização do site. Conversa com a professora Paula Silva acerca das escolas primárias. 28/01/11 Entrega dos panfletos a distribuir nas escolas primárias. 04/02/11 Trabalho no site e actualização de diários de bordo 07/02/11 Ida à escola primária do Viso buscar todo o material recebido. Inicio da arrumação da comida, roupa e brinquedos recebidos. 11/02/11 Arrumação dos brinquedos roupa recebida. 14/02/11 Ida à escola primária do Casal da Figueiras buscar o material recebido. Continuação da arrumação do material recebido. 18/02/11 Continuação da arrumação dos brinquedos e roupa recebidos. 21/02/11 Conversa com a professora sobre o ponto em que está o trabalho. Continuação da arrumação da roupa recebida. 25/02/11 Trabalho no site. Arrumação do material recebido. 26/02/11 Foi colocada informação no site sobre a Cruz Vermelha e esta foi contactada para receber os bens recolhidos até ao momento. 27/02/11 Foi mandado um e-mail para a EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza), de modo a saber informações sobre instituições em Setúbal a necessitarem de roupa para criança. 28/02/11 Preparação do material para entrega à Cruz Vermelha. Conversa com a professora Sandra Piçarra para entrega de livros a alunos da sua direcção de turma. 2/03/11 A Cruz Vermelha veio à escola buscar os bens que recolhemos. 5/03/11 Foi colocada informação no site sobre: “ Como é que os cidadãos definem a pobreza?”, “Quem corre um maior risco em estar em situação de pobreza?”, como está a pobreza actualmente, como atacar a pobreza…